Lançamento da 2ª edição da obra “China Pós-OMC”, de autoria de Durval de Noronha Goyos, na Fundação Oriente, 21 de fevereiro de 2005, Lisboa, Portugal.
Pede-me o meu grande amigo Durval de Noronha para o apresentar nesta conferência.
O Dr. Durval de Noronha Goyos é um dos maiores peritos mundiais em questões jurídicas, ligadas ao Comércio Internacional. Foi uma das pedras chave das negociações para a entrada na Organização Mundial de Comércio de países como a República da África do Sul e a República Popular da China e, naturalmente, tem sido um conselheiro permanente nestas matérias dos sucessivos governos brasileiros.
Durval de Noronha licenciou-se em Direito na Universidade da Católica de São Paulo e tem equivalência do seu título pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Tem pós-graduações em Direito Empresarial, na Universidade Católica de São Paulo, e em Direito Constitucional na Universidade da Califórnia.
Tem tido uma actividade acadêmica permanente, sendo professor de Direito do Comércio Internacional na Universidade Candido Mendes no Rio de Janeiro.
Deu cursos em variadíssimas universidades de países tão distintos como a Grã- Bretanha, a África do Sul, os Estados Unidos e a República Popular da China. Para só citar alguns.
Durval de Noronha tem publicados 196 artigos especializados e 36 livros.
Durval de Noronha é um dos mais distintos e importantes advogados do Brasil. Ao seu escritório de São Paulo, ontem trabalham dezenas de advogados, juntam-se os escritórios nas principais cidades do Brasil, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Curitiba, e uma grande presença internacional, de que destaco Miami, Los Angeles, Londres, Buenos Aires, Shanghai e Lisboa.
Foi um dos primeiros advogados internacionais a compreender a importância da China no contexto do Comércio Internacional. Tem sido um importante agente no desenvolvimento das relações economicas entre a República Popular da China, o Brasil e a Argentina.