Nota de falecimento, São Paulo, 20 de junho de 2018.
Faleceu, para consternação geral, no último dia 29 de maio o grande escritor e jornalista, Audálio Dantas, conselheiro da União Brasileira de Escritores – UBE, e seu membro histórico. Audálio Dantas foi um herói das causas democráticas, dos direitos humanos e da prevalência da decência nas relações sociais. Durante os anos sombrios da ditadura militar, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, quando teve a oportunidade de denunciar o bárbaro homicídio do jornalista Vladimir Herzog.
Como escritor, Audálio Dantas lançou diversos livros, dentre os quais O Menino Lula (2009); As duas guerras de Vlado Herzog (2012), vencedor do Premio Jabuti; e Tempo de Reportagem (2012), pelo qual em 2013, recebeu o mais prestigioso prêmio do escritor brasileiro, o Troféu Juca Pato, outorgado pela União Brasileira de Escritores – UBE. Audálio Dantas acompanhou de perto as iniciativas da UBE até o final de seus dias, participando de lançamentos, conferências e almoços com sua contagiante simpatia e inteligência vivaz. Em dezembro de 2016, proferiu memorável palestra para os membros da UBE sobre o tema A Resistência Civil na Ditadura.
Natural de Tanque D’Arca, nas Alagoas, Audálio Dantas foi eleito deputado federal por São Paulo em 1979 e recebeu o Prêmio de Defesa dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas – ONU, em 1981.
Audálio Dantas (1930-2018).