Resenha do livro do Dr. Durval de Noronha Goyos Jr., publicado no sitio “amigos do livro”, junho de 2008.
Este livro reproduz a aula magna proferida por Durval de Noronha Goyos Jr. para o programa de pós-graduação da Escola Paulista de Direito (EPD) em São Paulo, Brasil, no dia 4 de junho de 2008.
Tanto as colocações de Durval de Noronha como os de bates promovidos são provocações para a reflexão sobre o desempenho do advogado brasileiro no apoio aos fluxos de comércio exterior e de investimentos estrangeiros no país e brasileiros em terceiros países.
Provocações, baseadas numa análise histórica precisa, contra a falta de clareza e descaracterização desse personagem jurídico, o advogado, ao longo dos anos até o ineficiente modelo atual do Itamaraty como gestor das negociações comerciais do Brasil.
Como referência, os mais representativos advogados e juristas. Entre eles, Rio Branco, Eduardo Prado, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa e Clóvis Bevilacqua.
Como diferencial, a análise primorosa de temas como a globalização da advocacia brasileira e a capacitação atual do advogado brasileiro, sua produção acadêmica no direito internacional e no direito do comércio internacional.
Por fim, Durval de Noronha traz cenários alternativos para a melhor representatividade dos interesses brasileiros nas relações exteriores.