Discurso em celebração do cinquentenário da fundação da sede regional da entidade budista internacional Soka Gakkai em São José do Rio Preto em 1º. de setembro de 2018.
Minha Senhoras e Meus Senhores,
Na qualidade de presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) tenho a grande satisfação de saudar o cinquentenário da fundação da associação budista da região metropolitana de São José do Rio Preto, entidade que faz parte integrante da organização budista internacional Soka Gakkai International (SGI) e que congrega nesta cidade um universo de duas mil e quinhentas famílias ou, aproximadamente dez mil pessoas. Nesta ocasião, em que inauguramos uma nova sede social da entidade, tanto bonita quanto funcional, tenho o prazer de fazer uma saudação especial ao meu dileto amigo, Tadao Hattori, que tem conduzido brilhantemente a associação nos últimos anos e que tão bem tem liderado os esforços da comunidade.
A Soka Gakkai International adota o princípio do Kossen-Rufu, que é a propagação mundial do budismo, a luta pelo bem, pela ética, pelos melhores valores humanísticos, como a paz e a tolerância, e o combate ao mal e às suas manifestações, que são infelizmente cada vez mais frequentes e disseminadas em nosso mundo atual. Esta luta é um processo difícil, audaz e longo e é travada no mundo real, no universo diário de todos nós.
Assim, o Kossen-Rufu não sugere o fim da história ou dos seus conflitos e contradições inerentes. Pelo contrário, o princípio trata da promoção do respeito à vida humana, como base do seu progresso tanto pacífico quanto criativo. Segundo o inspirado Presidente Daisaku Ikeda, o “Kossen-Rufu não significa o término de um fluxo, mas é um fluxo em si mesmo, ou seja, o pulso do Budismo vivo na sociedade.”
O Presidente Daisaku Ikeda ainda lembra em inspiradas palavras escritas em seu importante livro Lutando pela Paz, que o termo Kossen-Rufu significa a paz duradoura e eterna, resultando de um movimento dinâmico no qual a felicidade individual e o progresso social encontram-se em perfeito acordo. Como resultado, a humanidade pode saborear um genuíno contentamento, partilhado em condições de harmonia e segurança geral.
A Soka Gakkai International é reconhecida em todo o mundo como uma das principais forças benignas a promover a paz, a tolerância e o entendimento entre as nações e bem assim no universo coletivo de cada núcleo social, para além do espirito individual de cada pessoa. Em 18 de junho de 2015, na qualidade de presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) eu tive a oportunidade de homenagear o Presidente Daisaku Ikeda, na sede nacional da SGI, em São Paulo, entregando-lhe um diploma de nosso sócio honorário.
Naquela ocasião, eu tive a oportunidade de lembrar que, em sua proposta de paz de 2014, o Presidente Daisaku Ikeda conclamou por uma revolução humana, cuja “essência está no empoderamento, que permite a cada indivíduo manifestar ilimitadas capacidades… É um processo de criação de valores que culmina na transformação da própria sociedade”. Mai ainda, o Dr. Ikeda lembra corretamente que as ações empreendidas “para iluminar a dignidade dos outros, inevitavelmente, geram a luz que revela nossos valores mais elevados”.
Ao participar da inauguração desta nova sede regional da SGI em São José do Rio Preto, desejo sinceramente aos seus muitos membros que continuem a trilhar o inspirado Kossen-Rufu, disseminando os melhores valores humanísticos, para o bem de todos e felicidade pessoal de cada um.
Minhas senhoras, meus senhores, muito obrigado.