Prefacio do livro Encontro com Decio Lang, São José do Rio Preto – SP, 8 de julho de 2017.
Esta obra é um relato das experiências vividas por um grupo de jovens adolescentes na cidade de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, Brasil, nas décadas de 50 e 60, como nadadores sob a tutela de um inspirado treinador, Professor Decio Monzoni Lang, cuja atuação transcendia a função de técnico esportivo para se afirmar como um inspirado e dedicado educador.
Os jovens em questão militaram sob as cores alviverdes do Palestra Esporte Clube e azul e branco, do Rio Preto Automóvel Clube. Separados etariamente alguns por mais de 10 anos, nem todos se conheceram pessoalmente, naqueles anos dourados, mas foram apenas se encontrar noutras circunstâncias futuras.
Em comum, muitos tiveram a afeição ao chamado esporte perfeito, a natação, as atenções e a orientação do Professor Decio Lang, as quais fizeram com que o período consistisse no divisor de águas da vida de cada um, preparando o corpo e o espírito não apenas para o ingresso na maturidade, mas também para as respectivas vidas futuras.
O relato que vem a seguir discorre sobre São José do Rio Preto naquele período; sobre a história dos dois clubes locais; bem como a respeito da formação de Decio Lang, seus métodos de trabalho na capacidade de técnico, suas conquistas na qualidade de treinador, seu histórico profissional em geral e, em particular, sua atuação nas duas agremiações rio-pretenses, Palestra e Automóvel Clube.
O livro trata dos títulos obtidos pelos grupos, inclusive aqueles internacionais, para além daqueles de ordem nacional, estadual ou regional. A obra aborda ainda as atividades aquáticas diversas, outras que a natação propriamente dita, como o balé aquático, os saltos ornamentais, os chamados acqua loucos e o polo aquático.
Os mais diversos pupilos de Decio Lang têm suas histórias pessoais relatadas, com menção a fatos pitorescos e à vida social do grupo. A rotina dos treinamentos, das viagens, das dietas e das competições do período foi revisitada, da mesma forma que as condições da infraestrutura disponível. Atenção é dada aos métodos incipientes de inclusão social e de psicologia esportiva, praticamente inexistentes na época.
Principalmente, não se esqueceu de discorrer sobre os valores incutidos por nosso querido treinador, como o senso de disciplina; a competitividade; a persistência; a humildade nas vitórias e a preservação da dignidade nas derrotas; o respeito ao esforço alheio; a camaradagem e a amizade como um bem a ser cultivado. Até hoje não se aceita que um terceiro fale mal de um dos integrantes do grupo.
A trajetória de sucesso pessoal dos integrantes dos grupos e o relacionamento de amizade que persiste há mais de meio século também são explorados nesta obra. Um compreensivo, embora certamente incompleto, elenco com o nome dos nadadores e das nadadoras foi compilado e pode ser examinado no final do livro.
O texto básico do livro é de responsabilidade do excelente escritor, Raul Marques, que foi quem conduziu as entrevistas com os componentes dos grupos, com os familiares de Decio Lang e com terceiros. Da mesma forma, foi o Raul Marques quem conduziu as pesquisas nos arquivos dos jornais de São José do Rio Preto e de São Paulo. Ele também coletou e organizou um importante acervo fotográfico do período. Algumas colegas e certos companheiros colaboraram com a disponibilização dos arquivos pessoais, cuidadosamente mantidos, através dos anos. São elas e eles muito numerosos para uma menção individual nesta Introdução.
O Capítulo 10 do livro, “Sobre Decio Lang e a equipe de natação do Rio Preto Automóvel Club na década de 60” é de minha autoria, bem como o trabalho de edição da obra, com a assistência de Amanda Lima, pela Editora da União Brasileira de Escritores (UBE). O comitê organizador e de apoio aos trabalhos de confecção da obra foi formado por Flávio Augusto Teixeira, Gilberto Miranda Batista, José Cézar Polizio Bueno, Remy Jacomassi, Sérgio Frota e por mim.
Nosso projeto é que esta obra seja lançada por ocasião do X Encontro Professor Decio Lang, a tomar lugar no dia 17 de setembro de 2017, no Rio Preto Automóvel Clube, e que sirva não apenas como um registro históricos daqueles anos mágicos, mas principalmente como uma exaltação dos valores humanísticos professados pelo formidável Decio Lang.