Discurso proferido pelo presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), no Almoço-Palestra em São Paulo, 11 de junho de 2016.
Pelo segundo ano consecutivo, temos convidados palestrantes de notório saber para fazer breves palestras, por ocasião dos almoços mensais da UBE, combinando assim nutrientes tanto para o corpo como para o saber. Hoje, tenho a grata satisfação de apresentar o meu velho e querido amigo, Dr. Antonio Claudio Mariz de Oliveira, notável advogado criminalista, mas também escritor e nosso associado.
O Dr. Mariz, que nesta ocasião se faz acompanhar de sua mulher, Angela, companheira de todos os momentos, formou-se pela Faculdade Paulista de Direto da Pontifica Universidade Católica, em 1969. Foi presidente da AASP e da OAB/SP por dois biênios. Foi igualmente secretario da Justiça e da Segurança Pública do Estado de São Paulo, bem como presidente do Conselho Nacional de Politica Criminal e Penitenciaria. Em particular, sua atuação como advogado tornou-se legendária.
Como advogado, tive a satisfação de trabalhar em casos diversos com o Dr. Mariz, o que sempre representou o cumprimento do dever profissional de uma forma prazerosa, pela afável personalidade do colega. Ele escreveu o prefácio de um de meus livros que trata sobre o papel do advogado nas relações exteriores do Brasil e participou de um debate sore a obra na companhia dos Drs. Orlando Di Giacomo, de saudosa memora, e Amaral Gurgel.
Dentre outras obras, o Dr. Mariz publicou em 2013, pela Editora Migalhas, um livro intitulado Crônicas Absolvidas, que foi um enorme sucesso de vendas e de critica. A primeira tiragem esgotou-se mesmo no lançamento da obra. Nele, há uma crônica de valor inestimável para os dias de hoje, denominada “Exemplo de Alta Autoestima ara uma elite sem estima”, que trata do tema como já o fizera o Professor Carlos Lessa, ressaltando a importância do amor próprio nacional como motivador para a construção de um país melhor, em vez de se lavar as mãos a respeito de nosso futuro. Para tanto, o que me traz enorme satisfação pessoal, o Dr. Mariz utilizou como exemplo a fiel torcida do Esporte Clube Corinthians, apesar de torcer para o São Paulo Futebol Clube, como todos sabemos.
Para nós da UBE é motivo de grande alegria e orgulho receber o Dr. Mariz para discorrer sobre o tema “Crime e Literatura”.